Cooperaciones Internacionales

El cuerpo docente del PPgCS mantiene una intensa actividad de colaboración con docentes e investigadores de otras instituciones y participa de programas institucionales que apuntan a la formación de recursos humanos para la actividad docente, la formación de recursos humanos para el desarrollo científico y tecnológico y el desarrollo de proyectos de investigación con colaboración. Específicamente, en 2017, de los 22 docentes permanentes, 18 (82%) establecieron cooperaciones institucionales formalizadas con instituciones fuera de Brasil, conforme es detallado a continuación:

1)         Prof. Nicolaus Albert Schriefer

O Prof. Albert tem parceria com a Profa. Associada Mary Edith Wilson (e-mail: mary-wilson@uiowa.edu, da Iowa University, e com o Prof. Titular Lee W. Riley (e-mail: lwriley@berkeley.edu) da University of California in Berkeley, ambos nos EUA, desde o ano de 2006. A Universidade de IOWA (EUA) mantém um Convênio de Intercâmbio de alunos de pós-graduação com a Universidade Federal da Bahia e a Universidade da Califórnia em Berkeley mantém um programa de treinamento de epidemiologia molecular com atividades realizadas no Brasil e em outros países. Treinamentos são realizados pelos alunos do PPgCS nestas instituições.

2)         Profa. Aldina Barral

A Profa. Aldina tem conduzido projetos em cooperação com a Profa. Fabienne-Tacchini-Cottier (e-mail: Fabienne.Tacchini-Cottier@unil.ch), do WHO-IRTC, Department of Biochemistry, na Universidade de Lausanne, na Suíça, desde 2011 e com o pesquisador Johan Van Weyenbergh, de Leuven, na Bélgina, na identificação e validação de marcadores clínicos nas infecções por HIV e HTLV.

3)         Prof. Álvaro Augusto Cruz

O Prof. Álvaro tem trabalhado com diversas instituições internacionais, a saber: Escola de Epidemiologia da London School of Hygiene and Tropical Medicina, em Londres, Reino Unido, onde interage com a pesquisadora e diretora Profa. Laura C. Rodrigues; Johns Hopkins University, nos Estados Unidos, onde coopera com a Profa. Kathleen C. Barnes e com o projeto U-Biopred, financiado pela União Europeia para estudo da asma grave, onde trabalha com o Prof. Peter Sterk. Adicionalmente, o Professor Álvaro Cruz lidera o Núcleo de Excelência em Asma da UFBA (PRONEX - CNPq/FAPESB) desde 2010, reunindo pesquisadores de destaque da Bahia (Edgar M. Carvalho, Maria Ilma Araújo, Maurício L. Barreto, Neuza Alcântara-Neves da UFBA e Isaac S. Goes Filho da UEFS), de São Paulo (Alberto Cukier e Rafael Stelmach da USP) e de fora do Brasil, e participa como pesquisador do Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (CITECS) coordenado pelo Professor Maurício Barreto.

4)         Profa. Camila Indiani Oliveira

A Profa. Camila vem trabalhando em cooperação nos Estados Unidos, com o Professor Kwang-Poo Chang (e-mail: kwangpoo.chang@rosalindfranklin.edu), do Chicago Medical School, desde 2009, sendo que o Prof. Chang é Pesquisador Visitante Estrangeiro do Programa Ciência sem Fronteiras do CNPq.

5)         Profa. Cláudia Brodskyn

A Profa. Cláudia tem trabalhado com o Dr. Jesus Valenzuela, do México, e com a Dra. Shaden Kamhawi (Dra. Kamhawi é Pesquisadora Visitante Estrangeira do Programa Ciência sem Fronteiras do CNPq), do Vector Molecular Biology Unit, no National Institute of Health (NIH) nos Estados Unidos da América, desde 2009. A cooperação compreende fornecimento de reagentes, insumos não comercializados, além de treinamentos, com o propósito de testar candidatos para vacina para Leishmaniose canina.

6)         Profa. Cristiana Maria Nascimento-Carvalho

A Profa. Cristiana iniciou investigação em cooperação com a Organização Panamericana de Saúde, em Washington, DC, EUA, em 1997; com a evolução da linha de pesquisa estabeleceu parcerias que se encontram em plena atividade com o National Institute for Health and Welfare (Prof. Helena Kayhty e Prof. Maija Leinonen), com a Universidade de Turku (Prof. Olli Ruuskanen, Prof. Raija Vainionpaa, Prof. Tytti Vuorinen) e com a Universidade de Helsinki (Prof. Maria Soderlum-Venermo, Prof. Maija Lapallainen e Prof. Mirja Puolakkainen), todas instituições de excelência em pesquisa na Finlândia. Também vem trabalhando com o Prof. Dominique Gendrel, da Universidade Paris Descartes na França, com o Prof. Otávio Ramilo, da Division of Pediatric Infectious Diseases, Nationwide Children´s Hospital, Ohio State University College of Medicine, nos Estados Unidos. Integra o quadro de tutores da Sociedade Europeia de Infectologia Pediátrica, desde 2006 e em 2012 passou a ser consultora do Sabin Vaccine Institute, em Washintong, DC, EUA, inclusive para a estimativa da carga de doença pneumocócica na América Latina e no CARIBE. Vários de seus orientandos tem participado de projetos em andamento em cooperação com as instituições parceiras.

7) Prof. Eduardo Martins Netto

O Prof. Eduardo Martins Netto vem trabalhando em cooperação na Alemanha, com o Professor Jan Felix Drexler, da Universidade de Bonn, no campo de virologia, de animais e seres humanos, desde o ano de 2008 e com a University College of London com o Prof. Ibrahim Abubakar no campo da tuberculose desde 2014.

8)         Prof. Jamary Oliveira Filho

O Prof. Jamary iniciou em 2004 cooperação com a Harvard University, especificamente desenvolvendo pesquisa no Massachusetts General Hospital, em colaboração com a Profa. Karen L. Furie, para análise de biomarcadores do estudo da Doença de Chagas. Essa cooperação viabilizou o estágio sênior pós-doc do próprio Prof. Jamary, entre junho/2013 e maio/2014.

9)         Prof. Lucas Pedreira de Carvalho 

Os Profs. Lucas Carvalho tem atuado, desde 2005, em cooperação com a University of Pennsilvania, nos Estados Unidos, em parceria com o Prof. Phillip Scott (e-mail: pscott@vet.upenn.edu) e Daniel Beiting (beiting@vet.upenn.edu). As pesquisas envolvem determinação de mecanismos envolvidos em imunopatogênese e dano tecidual na leishmaniose tegumentar.

10)       Prof. Manoel Barral-Netto

O Prof. Barral-Netto vem trabalhando em cooperação na Espanha, com o Professor Manuel Soto, da Universidad Autonoma de Madrid (e-mail: m.soto@cbm.csic.es), no Centro de Biologia Molecular Severo Ochoa/Departamento de Biologia Molecular, desde o ano de 2006.

11) Profa. Maria Lourdes Farré Valve

A Profa. Lourdes Farre tem cooperação internacional com o Dr. Alberto Villanueva do Instituto Catalão de Oncologia, de Barcelona (Espanha), com o que desenvolve projetos de pesquisa sobre a quimioresistencia em tumores sólidos. Nesta parceria, os investigadores desenvolvem modelos preclinicos baseados na implantação ortotopica de tumores humanos em camundongos imunosuprimidos, os chamados Orthoxenografts, modelos considerados como os mais próximos ao paciente, que permitem tanto o estudo da biologia tumoral, como o desenvolvimento e teste de novos compostos antitumorais e estratégias de oncologia personalizada.

12)       Prof. Raymundo Paraná

O Prof. Raymundo Paraná tem trabalhado em cooperação com a Universidade de Rosário, na Argentina, especificamente na investigação da Hepatite pelo Vírus B na América Latina e com a Fundação Merrieux, da França, de onde tem recebido apoio para montagem e desenvolvimento de laboratórios de investigação para casos de hepatites.

13) Prof. Ricardo Khouri

O Prof. Ricardo Khouri tem parceria de muitos anos com o laboratório da Profa. Dra. Anne-Mieke Vandamme, do Rega Institute for Medical Research - Katholieke Universiteite Leuven - Bélgica. Durante os anos de 2006 a 2014, o Prof. Ricardo Khouri realizou um projeto de educação/formação no laboratório da Profa. Dra. Anne-Mieke Vandamme, obtendo uma rica formação na área de bioinformática e microbiologia, fortalecendo noções de epidemiologia, manejo de grandes bancos de dados clínicos e análises uni e multivariadas. Desenvolveu uma metodologia que permite integrar dados clínicos, imunológicos e genéticos em um modelo matemático/algoritmo clinicamente aplicável. Ademais, participou ativamente de projetos de pesquisa com enfoque em microarranjos e nanostring, além de desenvolver experiências com análises funcionais de genes, contribuindo para o desenvolvimento de pesquisas translacionais.

14)       Profs. Edgar Marcelino Carvalho, 15) Lea Castellucci, 16) Marcus Miranda Lessa, 17) Maria Olívia Bacellar, 18) Paulo Roberto Lima Machado 

 

O Serviço de Imunologia do qual participam 7 professores do PPgCS (Edgar M. Carvalho, Olívia Bacellar, Paulo Machado, Albert Schriefer, Lucas Carvalho, Marcos Lessa e Lea Castelucci) iniciou, sob a colaboração do Prof. Edgar Carvalho  Centros Mundiais de Pesquisa em Doenças Tropicais através do projeto “Inflammation in the Pathogenesis of Disseminated Leishmaniasis”, iniciado em 2017 e  tendo com pesquisadores e entidades internacionais colaboradoras respectivamente os doutores Warren D. Johnson e Marshall J. Glesby (Weill Cornell Medical College), Mary Wilson (IOWA University), Phillip Scott (University of Pennsylvania) e Jenifer Blackwell (The University of Western Australia). O principal investigador deste projeto é o Prof. Edgar Marcelino de Carvalho e os professores do PPgCS Albert Schriefer, Lucas Carvalho, Marcos Lessa, Olívia Bacellar e Paulo Machado são investigadores.

Foi aprovado pelo NIH em 2017 o projeto Parasite polymorphism and inflammatory response in the outcome of cutaneous leishmaniasis, tendo como coordenador o Prof. Lucas Carvalho e como colaborador o Dr. Phillip Scott (University of Pennsylvania). Participam deste projeto os seguintes alunos do PPgCS: Maurício Nascimento, além da pós-doutora Taís Campos.

Foi também renovado em 2016 pelo NIH um projeto de colaboração dentro do programa “International Colaboration in Infectious Diseases (ICIDR)” intitulado “The role of innate cells in the pathogenesis of Leishmania braziliensis infection” (AI088650) tendo como principais colaboradores os doutores Philip Scott (University of Pennsylvania), David Mosser (University of Maryland), Edward Pearce (Wasghington University ). Os coordenadores deste projeto são Dr. Phillip Scott e Edgar M. Carvalho e participam também desse projeto os professores do PPgCS Lucas Carvalho, Olívia Bacellar, Paulo Machado e Sara Passos.

Foi também iniciado um projeto de colaboração Brasil Suíça intitulado Spatio-temporal dynamics, risk factors and burden estimates of negleted Tropical Diseases in Brazil. Este projeto que tem como principais investigadores Prof. Edgar M. Carvalho e Dra. Penelope Vounatsou no Instituto de Medicina Tropical de Basel, na Suiça. Esse projeto é financiado pelo CNPq e oferece também treinamento no exterior para brasileiros.

Foi também iniciado um projeto de colaboração com o Dr Lee Riley intitulado Associação de tuberculose e a infecção pelo vírus linfotrópico das células T humanas tipo 1 (HTLV-1). Este projeto é financiado pelo CNPq, tem como principal investigador Edgar M. Carvalho e tem a participação de 1 doutoranda do PPgCS (Camila Farias Amorim).

Foi aprovado pelo NIH o projeto Immunological Response, Viral Factors and Helminth Infections in Disease Expression in HTLV-1 Infection, tendo como coordenador o Prof. Edgar M. Carvalho e como colaborador o Dr. Marshall J. Glesby. Participam deste projeto os seguintes alunos do PPgCS: Rosana Andrade e Camila Farias Amorim, além do pós-doutor Anselmo Souza e doutores egressos Matheus Tannus, Davi Tanajura e Thiago Cunha.

Uma vaga no curso de epidemiologia clínica ministrado pelos Drs. Daniel Fitzgerald e Marshall Glesby da Weill Medical College of Cornell University é disponibilizada anualmente para o PPgCS. Também anualmente docentes do PPgCS, do Serviço de Imunologia do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (COM-HUPES) recebem um aluno de instituição americana para desenvolver pesquisa clínica com suporte do Fogarty International Center – National Institute of Health (NIH). Neste programa, participa como parceiro do estudante estrangeiro um aluno de pós-graduação do PPgCS.

Nesse contexto, é perceptível a ampla inserção internacional que os docentes permanentes do PPgCS têm em diferentes instituições de diversos países, como Estados Unidos, Alemanha, Austrália, Reino Unido, França, Espanha, México, Bélgica, Suíça, Finlândia e Argentina, o que em muito facilita o investimento na formação dos doutorandos do PPgCS em instituições excelentes de pesquisa.