Doutorado Sanduíche

Em 2020 o discente Marcos Braz realizou doutorado sanduíche no REGA INSTITUTE FOR MEDICAL RESEARCH - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE LEUVEN, BÉLGICA. (KATHOLIEKE UNIRVESITEIT LEUVEN), sob orientação do Prof. Johan Van Weyenbergh. Foram coletados um total de 169 swabs nasofaringes de pacientes com idade maior ou igual a 64 anos, admitidos no University Hospitals Leuven, Belgium,  positivos para COVID-19 e confirmados via RT-qPCR (34 grau leve assintomáticos, 71 moderado sem necessidade de ventilação mecânica e 64 grave UTI+INTUBAÇÃO). Os 64 pacientes intubados eram portadores de comorbidades como diabetes, hipertensão arterial, doenças cardíacas, pulmonares, renais, neurológicas, pacientes em tratamento para câncer, portadores de imunossupressão e portadores de síndrome de fragilidade. Em seguida foi feita a EXTRAÇÃO DO RNA TOTAL a partir dos swabs nasofaringes de pacientes infectados por SARS-COV-2 e posteriormente realizamos a EXPRESSÃO GÊNICA via nCounter® nanoString usando o Myeloid Innate Immunity Panel. A Análise da Expressão Gênica foi feita via Gene Expression Analysis (nCounter®) Advanced Analysis Software.

Em 2018 o discente Genario Oliveira Santos Júnior realizou doutorado sanduíche no Departamento de Farmacologia Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Málaga, sob orientação da Profa. Maria Isabel Lucena Gonzalez. Foi feito treinamento em avaliação de causalidade de casos de hepatotoxicidade, avaliação e validação de casos de hepatotoxicidade da América Latina, envio de casos e alimentação de base de dados, acompanhamento de rotina de coleta e preparo de amostras biológicas, participação das sessões de discussão de casos clínicos do PRO-EURO-DILI, elaboração de artigo cientifico para publicação.

Em 2017 a discente Camila Farias Amorim realizou Doutorado Sanduiche na University of Pennsylvania, sob a orientação do Prof. Phillip Scott, cientista mundialmente reconhecido na area de imunopatologia na infecção por Leishmania. Foi realizada a extração de RNA das amostras de pacientes e controles sadios para a realização de seqüenciamento com nova germe RNAseq. Os metadados gerados foram analisados transcriptomicamente em ambiente de bioinformática em linguagem R com aplicação de pacotes de análises associados à biologia e RNAseq (como por exemplo, Bioconductor). 

Em 2016 o discente Pedro Paulo Carneiro realizou Doutorado Sanduiche na University of Pennsylvania, sob a orientação do Prof. Phillip Scott, cientista mundialmente reconhecido na area de imunopatologia na infecção por Leishmania. Foram desenvolvidos protocolos experimentais para avaliar o processo de migração celular na leishmaniose tegumentar. Neste período foram realizados experimentos in vivo e in vitro avaliando o perfil celular que migra para o sítio da lesão da leishmaniose tegumentar em infecções causadas pela Leishmania braziliensis. Utilizamos a técnica de Transwell como base dos experimentos e a citometria de fluxo para avaliação do fenótipo das células. 

Em 2015, a aluna Lorena Rosa Santos de Almeida, do Curso de Doutorado do PPgCS, saiu para fazer doutorado sanduíche na Clinical and Rehabilitation Sciences Research Group, Faculty of Health Sciences, The University of Sydney, Austrália, entre 02/03/2015 e 31/08/2015, sob a orientação de Colleen Canning. O Plano de Atividades intitulado Modelos preditivos e explanatórios de risco de quedas em indivíduos com doença de Parkinson compreendeu as seguintes atividades:

1) Foram desenvolvidas atividades relacionadas a uma coorte de indivíduos com doença de Parkinson avaliados no Brasil, objetivando avaliar preditores de quedas nesta população. A colaboração foi realizada com um grupo de pesquisa que tem vasta experiência nos estudos relacionados a quedas na doença de Parkinson e grande número de publicações na área.

2) Elaboração de modelos explanatórios para investigar fatores de risco de quedas e quedas recorrentes potencialmente modificáveis em indivíduos com doença de Parkinson.

3) Realização de análise de sobrevida para explorar o tempo até a ocorrência da primeira queda em indivíduos com doença de Parkinson que apresentaram apenas uma queda e em indivíduos que tiveram quedas recorrentes.

4) Investigação de um modelo preditivo de quedas recorrentes para avaliar a contribuição de diferentes fatores de risco para a ocorrência de quedas múltiplas em indivíduos com doença de Parkinson. Foram realizadas análises utilizando a Regressão de Poisson Gaussiana Inversa, com base na taxa de quedas, e Regressão binomial negativa e Regressão de Poisson modificada com variância robusta, com base na proporção de caidores infrequentes, frequentes e muito frequentes.

As atividades desenvolvidas na Austrália foram dentro do tema do projeto de doutorado da doutoranda tendo resultado na publicação abaixo:

ALMEIDA, LORENA R.S. (aluna egressa mestrado em dez 2012 e aluna doutorado desde mar 2013); SHERRINGTON, CATHERINE; ALLEN, NATALIE E.; PAUL, SERENE S.; VALENCA, GUILHERME T. (aluno egresso mestrado em dez 2010 e aluno doutorado, defesa em fev 2015)Oliveira-Filho, Jamary ; CANNING, COLLEEN G (AUTOR ESTRANGEIRO). Disability is an Independent Predictor of Falls and Recurrent Falls in People with Parkinson?s Disease Without a History of Falls: A One-Year Prospective Study. J PARKINSON DIShttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/images/curriculo/jcr.gif, v. 5, p. 855-864, 2015. JCR-2014: 1,91, QUALIS B1. TRABALHO DE CONCLUSÃO.

Em 2014, 5 alunos do Curso de Doutorado do PPgCS saíram para fazer doutorado sanduíche: 1 nos Estados Unidos, 2 na Finlândia, 1 na França e 1 na Bélgica.

O doutorando Augusto Marcelino Pedreira de Carvalho saiu em agosto de 2014 para estágio durante 12 meses no Laboratory of Malaria and Vector Research, National Institute of Allergy and Infectious Diseases, National Institutes of Health, sob a orientação do Prof. Fabiano Oliveira, nos Estados Unidos. As atividades a serem desempenhadas compreendem: 1) Otimização de uso de códons de mamíferos e síntese das proteínas Linb-13, 17, 21, 26, 35, 42, 46,54, 65 e 81 com cauda de Histidina, 2) Expressão das proteínas em células 293 e purificação por HPLC e colunas de Histidina e Exclusão por Tamanho e 3) Avaliação das proteínas como marcadores de exposição, empregando soros de indivíduos naturalmente expostos. O Plano de Atividades é intitulado Avaliação de proteínas da saliva de Lutzomyia intermedia como candidatos a marcadores de exposição ao vetor.

Os doutorandos Dafne Carvalho Andrade e Igor Carmo Borges saíram em outubro/2014 para estágio durante 5 meses no Turun Yliopisto, em Turku, Finlândia, sob a orientação do Prof. Olli Ruuskanen. As atividades desenvolvidas foram para validação de um teste sorológico em multiplex utilizando proteínas recombinantes dos patógenos Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae e Moraxella catarrhalis. Foram avaliadas amostras pareadas de crianças com 2-59 meses de vida com diagnóstico prévio de pneumonia pneumocócica confirmada via hemocultura como controles positivos. Amostras pareadas de crianças na mesma faixa etária submetidas a tonsilectomia foram utilizadas como controles negativos. A partir dos resultados dos grupos de amostras supracitados, pontos de corte para resposta sorológica poderão ser definidos como provável infecção pelo pneumococo. Além disso, amostras de crianças hospitalizadas com pneumonia previamente testadas para a presença de anticporpos contra o polissacarídeo C foram avaliadas com o teste em multiplex desenvolvido. O Plano de Atividades foi intitulado Diagnóstico sorológico de patógenos respiratórios usando testes em multiplex: validação e comparação com outras técnicas.

O doutorando José Abraão Carneiro Neto saiu em setembro/2014 com previsão de estadia nem Bordeaux, França, por 12 meses. É o orientador no exterior o Dr. Piechaud Thierry. Suas atividades compreendem participação em procedimentos cirúrgicos e acompanhamento de intervenções farmacológicas de pacientes com disfunção miccional, tema do seu projeto de tese em que pacientes com infecção por HTLV1 são submetidos a diferente intervenções. 

O doutorando Kiyoshi Ferreira Fukutani esteve na Universidade Católica de Leuven entre setembro e novembro/2014 (segunda vez que o faz durante o Curso de Doutorado), sob a orientação da Profa. Annemieke Vandamme. Seu Plando de Atividades intitulado Ampliação da identificação e validação de marcadores de infecções respiratórias compreendeu as seguintes ações: extração de RNA das amostras, dos controles para comparação dos resultados de nCounter com a técnica Gold standard de PCR em realtime e treinamento para a análise da expressão dos demais genes por bioinformática.

Em agosto de 2014, retornou o doutorando Guilherme Teixeira Valença, após ter passado 12 meses no doutorado sanduíche na Havard University, na cidade de Boston (MA), nos Estados Unidos da América.