Infra-estrutura

Laboratórios

Nove laboratórios de pesquisa dão suporte às atividades científicas dos docentes e alunos de graduação e pós-graduação, cinco laboratórios localizados no Serviço de Imunologia (SIM) do Complexo Hospitalar Universitário Prof. Edgard Santos (COM-HUPES), dois laboratórios localizados no Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz-Fiocruz e um laboratório de neurociência, um laboratório de hepatologia. Nos últimos 2 anos, foi instalada infra-estrutura para pesquisa em zona rural, onde projetos de pesquisa são realizados, juntamente com atividades de extensão na comunidade (Posto de Saúde de Corte de Pedra).

Informações atualizadas sobre a Infra-estrutura do Serviço de Imunologia (SIM) e do Posto de Saúde de Corte de Pedra

Infra-estrutura do SIM localizado no COM-HUPES

O SIM ocupa uma área física de 600 m2 no 5o andar do COM-HUPES, composto de 5 laboratórios de pesquisa denominados de Imunoregulação, Imunodiagnóstico e Citometria de Fluxo, Biologia Molecular, Imunogenética e o laboratório de HTLV-1. Nestes laboratórios estão instalados os seguintes equipamentos:

5 Câmaras de Fluxo Laminar; 2 centrífugas de mesa  refrigeradas; 3 estufas de CO2; 4 microscópios ópticos; 3 microscópios invertidos; 2 balanças analíticas; 1 balança de precisão; 2 leitoras de ELISA; 1 citômetro de fluxo; 2 Banhos-Maria ; 1 sonicador; 2 medidores de pH; 3 agitadores magnéticos; 1 citocentrífuga; 1 purificador de água; 1 separador de proteínas; 2 microcentrífugas; 2 máquinas de PCR.

Faz parte também do Serviço de Imunologia: uma sala de equipamentos de uso comum onde estão instalados: 2 freezers -70 graus centígrados (ano de aquisição 1998), 1 speed vácuo (ano de aquisição 1999), 1 centrífuga de alta velocidade e 1 ultra-centrífuga, além de freezers a -20 graus.

Infra-estrutura para Realização de Experimentos no Posto de Saúde de Corte de Pedra

Como as linhas mais fortes de pesquisa do SIM se relacionam com a leishmaniose tegumentar resolvemos há 2 anos construir um laboratório neste Posto, localizado a 280Km de Salvador. Este laboratório conta com 2 Estufas (CO2/B.O.D.); 1 Fluxo Laminar; 1 Citômetro de Fluxo; 3 Microcentrífugas; 2 Centrífugas de Mesa Refrigeradas; 3 Microscópios Ópticos; 1 Lupa; 3 Freezers; 1 Geladeira e 1 Recipiente de Nitrogênio.

Com a criação desta infra-estrutura aumentamos a nossa capacidade para realização de estudos na área de imunologia, biologia molecular e genética. Enquanto anteriormente sangue e tecido eram trazidos para processamento em Salvador, com esta infra-estrutura passamos agora a realizar em Corte de Pedra cultura de células, análise por FACS, cultura de parasitos e diagnóstico por PCR.

Infra-estrutura do Serviço de Imunologia e do Posto de Saúde de Corte de Pedra para realização de ensaios clínicos

A realização de ensaios clínicos na zona endêmica de Corte de Pedra é peça fundamental no apoio assistencial aos portadores de Leishmaniose Tegumentar. Adicionalmente, o desenvolvimento de novas estratégias ou drogas para o seu tratamento é de alta relevância para o melhor controle desta doença negligenciada e que representa desafio terapêutico.

O SIM vem desenvolvendo atividades de ensaios terapêuticos com novas drogas ou associações medicamentosas desde a década de 90, apesar das dificuldades inerentes à realização deste tipo complexo de pesquisa numa área endêmica localizada na zona rural. O SIM conta com equipe multidisciplinar que possui treinamento e experiência na realização de ensaios clínicos, composta por pesquisadores, médicos clínicos, enfermeira, bioestatísticos e auxiliares. Todavia somente nos últimos 4 anos expandimos a área física do Posto de Saúde de Corte de Pedra que agora está aparelhado com 6 consultórios, 3 salas de procedimento e de coleta de material biológico, 2 escritórios, 2 laboratórios e farmácia. Os escritórios são equipados com estantes para armazenamento de documentos e CRFs, além de computadores onde se constroem bancos de dados. A farmácia está estruturada para estoque dos medicamentos a serem utilizados com estantes e climatização. A maioria dos ensaios clínicos são realizados na região endêmica, onde existe apoio de laboratório de análise clínica credenciado.

No caso de necessidade de hospitalização para realização de ensaio com drogas de uso hospitalar ou potencial tóxico pouco conhecido, contamos com a infra-estrutura do Núcleo de Ensaios Clínicos da Bahia (NECBA), localizado no Hospital Universitário Prof. Edgar Santos em Salvador. O NECBA possui leitos de enfermaria e profissionais capacitados para dar suporte à realização das diversas etapas do ensaio clínico, compreendendo equipe de médicos, enfermagem, laboratório e farmácia. O NECBA é coodenado por docente permanente do PPgCS.

Infra-estrutura no Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz

No Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz (FIOCRUZ) dois laboratórios de pesquisa são chefiados por professores da Faculdade de Medicina da Bahia e membros do corpo docente permanente do presente programa: Laboratório de Imunoparasitologia (LIP) e Laboratório de Imuno-regulação e Microbiologia (LIMI). Cada um destes laboratórios dispõe de um espaço de 180m2 de área construída, contendo centrifugas, geladeiras, freezers a -20 e -70º C, fluxos laminares, máquinas de PCR, leitor de ELISA, microscópios ópticos e invertidos, balanças, incubadoras BOD,tanques de nitrogênio, estufas de CO2. Utilizamos também as plataformas multi-usuários estabelecidas dentro do CPqGM-FIOCRUZ como citometria de fluxo, sequenciamento, PCR em tempo real,histotecnologia, microscópios eletrônicos de varredura e de transmissão , espectrometria de massas. O CPqGM também conta com um biotério de animais, o qual é capaz de fornecer e manter animais isogênicos (camundongos, ratos e hamsters) e algumas linhagens de animais geneticamente modificados.

Bibliotecas

A Faculdade de Medicina da Bahia dispõe de Biblioteca com livros e periódicos da área de saúde; em um espaço físico com 539,03m2, com 258,23m2 destinados ao acervo, 95,06m2 destinados ao uso coletivo e 19m2 destinados ao uso individual, essa Biblioteca dispõe de 1.473 títulos em 5.153 exemplares; periódicos correntes: 204 títulos nacionais, 91 títulos estrangeiros; periódicos não correntes: 443 nacionais e 945 estrangeiros; 27 CD ROMs e 647 vídeos, com acesso ao portal de periódicos da CAPES. Além da Biblioteca da própria unidade, exitem e são disponíveis para uso por alunos de graduação e pós-graduação, a Biblioteca do Complexo Hospital Universitário Professor Edgard Santos (COM-HUPES) e a Biblioteca Central da UFBA. As três Bibliotecas dispõem, conjuntamente, dos títulos necessários para os docentes e discentes do programa proposto. Também está em pleno funcionamento a Biblioteca Unificada da Saúde (BUS), com todos os recursos mais atuais para pesquisa bibliográfica. Os docentes e discentes na UFBA dispõem da rede VPN que permite o indivíduo estar dentro da rede UFBA, e assim acessar o portal de periódicos da CAPES, a distância, sem estar dentro das instalações da UFBA. Esse recurso é muito vantajoso por permitir o acesso ao portal de periódicos da CAPES em quaquer horário.

Recursos de informática

Na Sala de Informática, há 18 computadores para alunos, além do computador para o professor, acoplado a datashow, onde estão instalados softwares de estatística. Na Sala de Aula, há também computador acoplado a datashow. Todos os computadores estão conectados à rede mundial de computadores e acessam o portal de periódicos da CAPES. Todos os orientadores têm, dentro dos seus setores de atuação, sala com computadores conectados à rede mundial de computadores, com programas de estatística, inserção de referências, além de acesso ao portal de periódicos da CAPES, o que viabiliza atualização continuada.

Outras informações

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPgCS) é localizado na Faculdade de Medicina da Bahia, Largo do Terreiro de Jesus, onde mais um Programa de Pós-graduação da mesma Faculdade estão instalados. O PPgCS dispõe de espaço físico exclusivo, composto por diversas salas destinadas a funcionamento específico: Secretaria (13,46m2), Coordenação (17,38m2), Sala de Reunião [Colegiado] (13,69m2), Sala de Aula (54,43m2), Sala de Informática (44,80m2) e Almoxarifado (13,20m2). Quatro salas para trabalho em pequenos grupos, especificamente para orientação (Salas Professor-Aluno) também integram o espaço físico exclusivo. O Núcleo de Bioética com computador e respectiva biblioteca especializada está instalado em sala adjacente ao espaço físico exclusivo, integrando a infra-estrutura do PPgCS. Todos os computadores estão conectados a rede mundial de computadores, também com acesso ao portal de periódicos da CAPES para uso pelos alunos.