PERFIL CLÍNICO DOS PORTADORES DE VITILIGO E RELAÇÃO COM MARCADORES IMUNOINFLAMATÓRIOS - Dissertação de Mestrado 2023.1

O vitiligo é a desordem pigmentar mais comum, sendo considerada uma doença crônica, cumulativa e multifatorial. Na sua patogênese, tem sido demonstrado o papel crucial dos linfócitos TCD8+ citotóxicos e do eixo do IFNγ. Objetivos: Avaliar o perfil clínico e os marcadores imunoinflamatórios nos pacientes com vitiligo em um serviço de referência. Métodos: Estudo de corte transversal, no qual foram avaliados todos os pacientes com vitiligo do serviço de 2019 a 2022, para traçar o perfil clínico. Adicionalmente, foram dosados biomarcadores de risco cardiovascular (relação neutrófilo/linfócito e proteína C reativa), assim como citocinas e quimiocinas (TNFα, IFNγ, IL10, IL15 e CXCL10) no soro de um subgrupo de 30 pacientes. Resultados: Houve predomínio do sexo feminino, com média de idade de 43 anos. A maioria apresentou fototipos IV ou V (71,3%), sem comorbidades (77,5%) e sem histórico familiar de vitiligo (70,4%). Níveis mais elevados da relação neutrófilo/linfócito, proteína C reativa e citocinas/quimiocinas inflamatórias foram documentados nos pacientes com vitiligo em comparação com o grupo controle (não significante). Como dado relevante, os maiores valores de CXCL10 foram detectados nos pacientes com vitiligo versus controles, assim como nos pacientes com menor tempo de doença (p<0,05). Conclusões: Nossos dados contribuem para confirmar o papel relevante do eixo IFNγ/CXCL10 na patogênese do vitiligo, destacando o CXCL10 como um possível marcador de atividade. Desta maneira, sugerem-se estudos que aprofundem o entendimento dessas vias, com o intuito de obter melhores resultados terapêuticos. Limitações: O número de pacientes avaliados foi reduzido devido às dificuldades de recrutamento em função da pandemia COVID19.

Docente Orientador:
1. Vitiligo; 2. Biomarcadores; 3. Citocinas; 4. Quimiocinas; 5. Autoimunidade.
Paulo Roberto Lima Machado (Presidente/orientador) Juliana Dumet Fernandes Fernanda Ventin Prates de Souza Lea Cristina de Carvalho Castellucci (Suplente)