Avaliação da efetividade de dois regimes posológicos de penicilina cristalina em crianças hospitalizadas com pneumonia adquirida na comunidade - Dissertação de Mestrado 2012

Português, Brasil

Introdução: A pneumonia é um importante problema de saúde na infância, apresentando uma alta taxa de mortalidade em menores de 5 anos, especialmente em países em desenvolvimento. Objetivo: Comparar a efetividade de dois regimes posológicos distintos de penicilina cristalina em crianças hospitalizadas com diagnóstico de pneumonia. Material e métodos: Foi realizada uma coorte retrospectiva de crianças hospitalizadas com diagnóstico de pneumonia adquirida na comunidade (PAC) em um centro pediátrico entre janeiro de 1998 e outubro de 2005. O diagnóstico de PAC foi definido pela presença de infiltrado pulmonar ou efusão pleural após avaliação das radiografias de tórax por radiologista pediátrico cego às informações clínicas. A dose total diária de penicilina cristalina foi 200.000UI/Kg. Na admissão, foram coletadas informações sobre idade, sexo, historia da doença, exame físico e durante a evolução, freqüência diária de sinais e sintomas, tratamento e desfechos clínicos. A população do estudo foi dividida de acordo com o esquema posológico de penicilina cristalina administrado em 6 ou 4 doses diárias. Os subgrupos foram comparados na admissão e na evolução enquanto a penicilina foi utilizada. Resultados: 120 e 144 crianças receberam penicilina cristalina em 6 ou 4 doses diárias, respectivamente. O presente estudo demonstrou que crianças com diagnóstico radiológico de PAC tratadas com penicilina cristalina nos regimes posológicos descritos apresentaram similaridade nos desfechos clínicos. A equivalência de efetividade da penicilina cristalina na dose de 200.000UI/Kg/dia administrada em 6 ou 4 doses diárias foi demonstrada através de indicadores como duração da hospitalização, tempo de uso da penicilina cristalina, freqüência similar na substituição de antibióticos, ausência no registro de óbito ou transferência de pacientes para unidade de terapia intensiva. Conclusões: A despeito de algumas limitações metodológicas, o estudo demonstrou equivalência entre as duas posologias estudadas. O uso da penicilina cristalina em 4 doses diárias oferece vantagens adicionais relacionadas ao baixo custo da administração devido a redução na utilização de materiais médico-hospitalares e otimização dos recursos humanos envolvidos na assistência, sendo um esquema posológico eficiente para utilização na prática clínica.

Palavras-chave: 
1. farmacocinética; 2. infecção respiratória aguda; 3. infecção do trato respiratório inferior; 4. tratamento antimicrobiano; 5. falha clínica; 6. betalactâmico.
Banca examinadora: 
Fernando Martins Carvalho, Luiza Helena Falleiros Rodrigues Carvalho, Adelmir Souza Machado
Ano de publicação: 
2012