AVALIAÇÃO DA RESPOSTA IMUNE À SALIVA DE FLEBÓTOMOS Lutzomyia intermedia EM INDIVÍDUOS RESIDENTES DE ÁREA ENDÊMICA DE LEISHMANIOSE TEGUMENTAR - Dissertação de Mestrado 2013

A saliva dos flebotomíneos possui uma variedade de agentes farmacológicos, como anticoagulantes, vasodilatadores além de moléculas imunomoduladoras e anti-inflamatórias. Diferente de outras interações parasito/vetor, a imunização de camundongos com a saliva de Lu. intermedia, um dos vetores da Leishmania braziliensis no Brasil, aumenta a infecção por Leishmania. Em adição, pacientes com úlcera ativa apresentam altos títulos de anticorpos anti-saliva de Lu. intermedia quando comparados com indivíduos com a forma subclínica da infecção por L. braziliensis, sugerindo que a exposição a saliva do flebótomo influencia o desfecho da infecção por L. braziliensis. No presente estudo nós caracterizamos a resposta imune contra a saliva de Lu. intermedia em residentes de área de transmissão de L. braziliensis. Participaram desse estudo 264 moradores de Corte de Pedra, Bahia, nos quais foi avaliada a resposta imune humoral e celular contra antígenos da saliva de Lu. intermedia. Anticorpos anti-saliva foram encontrados em 150 (56.8%) indivíduos e a sorologia positiva foi associada com a chegada em casa após as 16h (p=0,01). Além disso, houve uma predominância das subclasses de IgG: IgG1 e IgG4. A produção das citocinas e quimiocinas foi determinada nos sobrenadantes de células mononucleares do sangue periférico (CMSP) estimuladas com a saliva. Indivíduos expostos apresentaram concentrações mais elevadas de IL-10, IL-13 e IFN-γ quando comparados aos controles, enquanto as concentrações de TNF foram similares nos dois grupos. Em adição, indivíduos expostos à saliva do vetor produziram concentrações mais elevadas de CXCL9 e CCL2. Adicionalmente, a principal fonte de IL-10 são as células T CD4+, incluindo suas subpopulações CD25+ e Foxp3+. É possível que esse tipo de resposta imune, com altas produções de IL-10 e IL-13, favoreça a proliferação do parasita contribuindo para a exacerbação da infecção por L. braziliensis. Além disso, nós também observamos que indivíduos com Leishmaniose Cutânea (LC) apresentam altos títulos de anticorpos anti-saliva quando comparados com indivíduos que apresentavam resposta imune celular à Leishmania (p<0.05), sugerindo uma associação entre a exposição à saliva de Lu. intermedia e risco de desenvolver a Leishmaniose. De fato, analisando os 231 indivíduos residentes de Corte de Pedra com resposta celular negativa para Leishmania (em 2010), nós observamos que 23 (9,9%) desenvolveram LC, e destes, 14 (60,8%) apresentaram sorologia positiva para antígenos da saliva de Lu. Intermedia. Esses resultados implicam que o risco de desenvolver LC é 11% maior nos indivíduos expostos a saliva de Lu. Intermedia.

Resposta imune, Lutzomyia intermedia, saliva
Camila Alexandrina Viana de Figueirêdo, Theolis Costa Barbosa Bessa, Anderson Sá Nunes