ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA E APRENDIZAGEM MOTORA DE FALA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Português, Brasil

A existência da fala requer primariamente organização, planejamento e controle motor dos órgãos fonoarticulatórios abrangidos. Assim como outras funções do corpo humano, a fala é desenvolvida a partir de aspectos cognitivos e de aprendizado motor, que pode encontrar-se alterado e desfavorecer a evolução desse processo aquisitivo. Quando o processo de aprendizagem motora de fala é alterado tem-se repercussão direta na produção dos sons. Após a identificação da causa da alteração na fala, geralmente buscam-se intervenções terapêuticas para auxiliar no processo habitual de aprendizagem motora de fala, e junto a essas intervenções existem tratamentos complementares como a Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC), que em conjunto com terapias podem favorecer a maturação das determinadas habilidades estimuladas. Por conseguinte, temos como objetivo geral, avaliar o impacto do uso da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC), como intervenção complementar no aprendizado motor de fala. O estudo seguiu com métodos relacionados às diretrizes PRISMA em conjunto com a estratégia PICO, com o intuito de guiar a presente revisão integrativa. A busca nas bases de dados foram entre os anos de 2013 a 2023. As bases de dados utilizadas foram PubMed (Medline), Bireme e Embase (pelos periódicos Capes). Em que, foram utilizados os descritores: “Transcranial Direct Current Stimulation”, suas respectivas abreviações juntamente com o termo “Motor and learning speech” seguido do operador booleano “and”. Os critérios de elegibilidade foram: estudos em inglês, português ou espanhol; estudos de intervenção; ensaios clínicos; revisões sistemáticas; pesquisas experimentais; livros e teses disponíveis na íntegra. Estudos que falassem de outros tipos de neuromodulação como intervenções complementares foram excluídos. Como auxílio para a coleta de dados foi utilizado o aplicativo Rayyan. Foram encontrados setenta e dois artigos no total dos resultados das bases de busca. Contudo, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão restaram sete artigos que de fato enquadraram-se na temática da pesquisa. Os artigos encontrados variaram o foco do uso do ETCC para o favorecimento da aprendizagem motora de fala em aspectos relacionados às áreas cerebrais estimuladas e os parâmetros de utilização do seu uso.

Docente Orientador: 
Palavras-chave: 
ETCC, Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua e aprendizagem motora da fala.
Banca examinadora: 
Marcus Miranda Lessa (Presidente/orientador) Luzia Poliana Anjos da Silva Juliana Barbosa Goulardins Carolina Cincurá Barreto (Suplente)
Ano de publicação: 
2024