FATORES ASSOCIADOS A SINTOMAS DEPRESSIVOS EM PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA ATENÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO TRANSVERSAL - Dissertação de Mestrado 2023

Português, Brasil

Introdução: A depressão é uma patologia que acomete boa parte dos profissionais da área da saúde, onde a prevalência dos sintomas depressivos tem sido maior nesta categoria. O referido ambiente de trabalho parece determinar um local de permanente estresse e adoecimento. Objetivo: Rastrear a presença de sintomas depressivos em profissionais de saúde da Atenção Básica. Materiais e métodos: Estudo populacional transversal, exploratório, em 14 Unidades de Saúde da Família no Estado da Bahia, Brasil. Participaram do estudo 162 profissionais de saúde da Atenção Básica onde se empregou o questionário PHQ-9 para rastrear os fatores associados a sintomas depressivos. A análise dos dados incluiu estatística descritiva caracterizando a amostra e estimando a prevalência do desfecho em frequências absolutas e relativas. Na análise bivariada verificou-se a associação entre o desfecho e as variáveis independentes, com base nas Razões de Prevalência (RP), intervalos de confiança (IC) 95% e valores de p pelo teste qui-quadrado de Pearson e exato de Fisher. Conduziu-se a regressão logística de Poisson exploratória utilizando o método backward cujo parâmetro adotado no modelo foi valores p≤0,25. O modelo multivariado final incluiu as variáveis associadas aos sintomas depressivos que apresentaram valor p≤0,05. Resultados: A prevalência de sintomas depressivos foi de 34,0%, sendo observada maior ocorrência entre mulheres, com auto avaliação de qualidade de vida ruim, auto percepção de saúde ruim e que não praticavam atividades físicas, nem de lazer, assim como entre os profissionais que referiram um ambiente de trabalho ruidoso, com temperatura inadequada, que sofreram algum tipo de violência no trabalho e sentem insegurança pessoal no trabalho. No modelo de regressão logística multivariada os sintomas 3 depressivos permaneceram positivamente associados às variáveis de autopercepção de saúde e qualidade de vida e às de natureza laboral (violência no trabalho e ambiente de trabalho ruidoso). Conclusão: Os achados apontam a existência de sintomas depressivos em profissionais da Atenção Básica de Saúde.

Docente Orientador: 
Palavras-chave: 
Sintomas depressivos; Profissionais de saúde; Atenção Básica; Saúde Ocupacional; Epidemiolgoia
Banca examinadora: 
Magno Conceição das Mercês (Presidente/orientador) Argemiro D’Oliveira Júnior Julita Maria Freitas Coelho Amália Ivine Costa Santana (Suplente)
Ano de publicação: 
2023