FATORES ASSOCIADOS À CAPACIDADE PARA O TRABALHO ENTRE PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE - Dissertação de Mestrado 2022

Português, Brasil

A capacidade para o trabalho (CT) engloba conceitos amplos de várias dimensões, entretanto é considerado como a autopercepção do indivíduo em relação a sua saúde, trabalho e estilo de vida, configurando a ideia de equilíbrio entre o estresse relacionado às condições, ao próprio ambiente e aos instrumentos de trabalho e o desgaste causado pelo estresse, então a CT é caracterizada como um constructo multidimensional e versátil e isso por englobar pré-condições físicas, mentais e sociais. OBJETIVO: Estimar os fatores associados a capacidade para o trabalho entre profissionais de saúde da atenção primária à saúde. METODOS: Estudo transversal, realizada com os profissionais de saúde das Unidades de Saúde da Família, do Distrito Sanitário Cabula-Beiru, de Salvador, Bahia, no período de março a dezembro de 2019. RESULTADOS: Composta por 107 profissionais, dos 142, tendo-se alcançado uma taxa de resposta de 75,3% com um total de 8 Unidades de Saúde da Família (USF), perfazendo 22 equipes do total de 25, onde 29,9% eram técnicos de enfermagem, idade menor que 38 anos de idade (52,3%, predominantemente feminino (83,2%). A CT inadequada foi de 24,3%. CONCLUSÃO: conclui-se que os fatores associados a capacidade para o trabalho inadequada entre profissionais de saúde da atenção primária são não prática de atividade física e despersonalização.

Docente Orientador: 
Palavras-chave: 
Avaliação da capacidade de trabalho; saúde do trabalhador; atenção primária à saúde; Pessoal da Saúde.
Banca examinadora: 
Argemiro D’Oliveira Júnior (Presidente/orientador) Amália Ivine Costa Santana Márcio Costa de Souza Magno Conceição das Merces (Suplente)
Ano de publicação: 
2022