OBESIDADE E ASMA: CARACTERIZAÇÃO CLÍNICA E LABORATORIAL DE UMA ASSOCIAÇÃO FREQUENTE. - Dissertação de Mestrado 2017

INTRODUÇÃO: A asma e a obesidade são doenças crônicas com prevalência elevada em todo mundo. Indivíduos obesos ou com excesso de peso tem um maior risco de ter asma, e ter asma mais grave. Há uma vasta literatura acerca dessa associação. Entretanto, os estudos que investigaram o problema têm resultados contraditórios. OBJETIVO: Avaliar a relação entre obesidade e características clínicas e laboratoriais de pacientes com asma. MÉTODOS: Estudo de corte transversal realizado no ProAR-Núcleo de Excelência em Asma da Universidade Federal da Bahia com pacientes asmáticos oriundos da atenção primária e secundária entre 2013 a 2015, totalizando em 925 pacientes. Foi utilizada a classificação de obesidade de acordo com o índice de massa corpórea (IMC) e obesidade abdominal pela mensuração da circunferência abdominal. Foram coletados parâmetros clínicos, laboratoriais, medidas antropométricas, função pulmonar e aplicados questionários para avaliar outros aspectos.  RESULTADOS: Os indivíduos obesos quanto ao IMC apresentaram um número mais elevado de neutrófilos no sangue periférico que os não obesos (p=0,01). Entre os obesos, 61% apresentaram positividade no teste alérgico enquanto que nos grupos com sobrepeso, IMC normal e IMC abaixo, teste positivo foi encontrado em 69, 71 e 56% dos indivíduos de cada grupo, respectivamente. Os parâmetros espirométricos dos indivíduos obesos ou com sobrepeso foram mais baixos, enquanto 32% dos obesos apresentaram falta de controle da asma pelo questionário de controle da asma (ACQ ≥ 1,5), proporção maior do que a observada em pacientes com sobrepeso (24%), com peso normal (22%) ou IMC abaixo (20%). Quando classificados pela obesidade abdominal, os grupos mantiveram semelhante padrão nos parâmetros descritos. CONCLUSÃO: Pacientes asmáticos com obesidade associada tem pior controle da asma e função pulmonar mais baixa. A proporção de pacientes não atópicos entre asmáticos obesos é maior e eles apresentam um número mais elevado de  neutrófilos no sangue periférico. Estas observações sugerem que entre indivíduos com asma, os obesos podem apresentar um padrão inflamatório neutrofílico e asma de difícil controle mais frequentemente que os não obesos.

1. Asma; 2. Obesidade; 3. Sobrepeso; 4. Eosinófilos; 5. Neutrófilos
Ana Carla Carvalho Coelho (Presidente), Professora adjunta, Doutora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Rosana Nunes de Abreu Franco, Doutora em Medicina pela Universidade Federal da Bahia. Luane Marques Mello – Professora Adjunta, Doutora do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.