Potencial Auditivo Cortical em Crianças - Dissertação de Mestrado 2022.

Português, Brasil
descrever as latências e amplitudes do potencial evocado auditivo cortical em lactentes de 12 a 18 meses e comparar as médias das latências e das amplitudes com os valores de referência propostos por Romero e col, 2020. Métodos: Estudo transversal e prospectivo, de caráter exploratório, analítico, baseado em uma amostra aleatória simples, representativa de uma coorte observacional do estudo internacional de coorte prospectivo observacional do xxxx em crianças e gestantes (xxxxxx). O potencial evocado auditivo cortical foi realizado monoauralmente, com duas varreduras utilizando o equipamento Eclipse EP-25 da Interacoustics® com dois canais, fones de inserção eartone 3A e eletrodos posicionados de acordo com o Sistema Internacional 10-20. Foram calculadas as prevalências das variáveis qualitativas categóricas e, para as variáveis contínuas, as medidas resumo foram utilizadas na comparação das médias das latências por meio do teste t pareado. Resultados: Participaram 156 crianças entre 12 e 18 meses; 50,3% eram do sexo feminino. Não houve diferença entre as médias das latências e das amplitudes quando comparadas por sexo. Quando comparadas as médias das latências entre este estudo e o de Romero e col., 2020, observou-se diferença estatisticamente significante para P1, N1 e N2 e amplitudes de P1 e N1, sendo que o presente estudo apresentou latências médias
2 maiores para P1. Conclusão: Os resultados obtidos podem ser utilizados como medidas de referência para a latência e amplitude do potencial evocado auditivo cortical de crianças normouvintes na faixa etária estudada, para protocolos similares.
Docente Orientador: 
Palavras-chave: 
Potenciais Evocados Auditivos; Eletrofisiologia; Lactentes; Córtex auditivo; Audiologia.
Banca examinadora: 
Marcus Miranda Lessa (Presidente/orientador) Luciene da Cruz Fernandes Clara Mônica Figueredo de Lima Ana Lúcia Vieira de Freitas Borja (Suplente)
Ano de publicação: 
2022