Aspectos Clínicos, Bacteriológicos e Imunológicos da Associação da Infecção pelo HTLV-1 com a Tuberculose Pulmonar - Tese de Doutorado 2012

Introdução: O vírus linfotrópico de células T do adulto do tipo I (HTLV-1) infecta predominantemente as células CD4 + e aumenta a susceptibilidade e a gravidade à outras doenças infecciosas. Com relação a infecção pelo Micobacterium tuberculosis os indivíduos infectados pelo HTLV-1 tem 2 a 4 vezes mais chance de adquirir a doença , e a coinfecção M. tuberculosis aumenta a mortalidade na tuberculose. Estudos in vivo tem mostrado uma diminuição da positividade ao teste com antígeno do derivado proteico purificado do M.tuberculosis (PPD), e in vitro uma diminuição da resposta linfoproliferativa em culturas estimuladas com antígeno do M. tuberculosis. Todavia estes estudos foram realizados em indivíduos sem evidência de infecção por este bacilo e os aspectos clínicos, bacteriológicos e imunológicos em pacientes com HTLV-1 e tuberculose não foram ainda bem estudados. Objetivo: Avaliar se o HTLV-1 influencia o curso clínico, bacteriológico e a resposta imune a tuberculose. Metodologia: Um estudo de coorte prospectivo envolvendo 13 pacientes com tuberculose associada ao HTLV-1 (casos) e 25 pacientes com tuberculose sem HTLV-1 (controles) foi realizado com a finalidade de determinar a gravidade da tuberculose, tendo como desfechos aspectos clínicos, radiológicos, evolução da carga bacilar e óbito nos dois grupos. Adicionalmente com base em um estudo de corte transversal foi comparada a resposta imunológica nos dois grupos de doentes. O estudo foi realizado no Hospital Especializado Octávio Mangabeira, sendo os pacientes selecionados entre agosto de 2007 à julho de 2009. Resultados: Não houve diferença nos achados demográficos, nas manifestações clínicas e na resposta in vivo ao PPD. Os achados radiológicos foram semelhantes nos dois grupos e não foram compatíveis com os observados em indivíduos imuno suprimidos. Não houve diferença com relação a carga bacilar nos dois grupos mas a baciloscopia tornou-se mais rapidamente negativa nos casos do que nos controles. Dois óbitos ocorreram no grupo coinfectado. A produção espontânea de TNF-α e INF-γ foi mais elevada em pacientes com HTLV-1 e tuberculose do que em pacientes com tuberculose sem HTVL-1. Enquanto em culturas estimuladas com PPD a produção de INF-γ foi similar nos dois grupos a produção de TNF-α foi menor nos pacientes com tuberculose e HTLV-1 do que nos pacientes somente com tuberculose. Conclusão: Enquanto o aumento da susceptibilidade a infecção pelo M.tuberculosis em indivíduos infectados pelo HTLV-1 pode estar relacionada a uma diminuição da produção de TNF-α, a gravidade da tuberculose em pacientes coinfectados com o HTLV-1 pode ser devido ao aumento na resposta inflamatória Th1.

1. Virus linfotropico humano de células T do tipo I; 2-HTLV-I; 3-Tuberculose;
Álvaro Augusto Souza da Cruz Filho, Paulo Roberto Machado, Ceuci de Lima Xavier Nunes, Bernardo Galvão Castro, José Roberto Lapa e Silva