Aspectos Cognitivos da Cardiomiopatia Chagásica - Dissertação de Mestrado 2022

A doença de Chagas (DC) é provocada pelo protozoário parasita Trypanosoma cruzi e é causa frequente de insuficiência cardíaca (IC) na América Latina. Embora o comprometimento cognitivo seja comumente relatado, ainda é interrogado se este resultado é decorrente da DC ou um sintoma inespecífico da IC. Objetivo: avaliar os aspectos cognitivos da cardiomiopatia chagásica. Material e Métodos: realizamos um estudo transversal de uma coorte de pacientes com IC, (de acordo com os critérios clínicos de Framingham), separados por grupos de etiologia chagásica e não chagásica, de quatro centros brasileiros. Para avaliação cognitiva, investigadores cegos para IC aplicaram uma série de instrumentos cognitivos: Mini Exame do Estado Mental, Bateria Breve de Rastreio Cognitivo de Nitrini, subteste Dígitos (ordem direta e inversa) do WAIS, Figura Complexa de Rey e Teste de Luria punho-borda-palma (FEPT). Foi avaliada a cognição global e domínios específicos de memória, função executiva e visuoespacial, expressos como média dos escores-Z de cada teste. A regressão linear foi utilizada para determinar a associação entre DC e cada domínio cognitivo após ajuste para idade, sexo, escolaridade e fração de ejeção do ventrículo esquerdo. Resultados: recrutamos 496 pacientes entre 2007 e 2021, 240 (48,3%) com DC. Os pacientes com DC eram mais velhos (57 ± 11 versus 54 ± 11), a maioria era do sexo feminino e com menor escolaridade. O desempenho da função cognitiva global foi pior em pacientes com DC, quando comparado a outras cardiomiopatias (-0,90 versus -0,61, respectivamente, p=0,001), principalmente devido à função visuoespacial (-1,22 versus -0,45, respectivamente, p<0,001). O padrão de comprometimento do domínio visuoespacial foi mantido na análise multivariada (efeito de DC = -0,52, intervalo de confiança de 95% = -0,88 a -0,16). Conclusões: a doença de Chagas está associada ao comprometimento cognitivo independente da gravidade da insuficiência cardíaca. Foi observada uma associação significativa entre doença de Chagas e disfunção visuoespacial. Os resultados obtidos sugerem que outros mecanismos além do cardioembolismo ou hipoperfusão contribuem para esse comprometimento.

1. Doença de Chagas; 2. Cognição; 3. Cardiomiopatia
Jamary Oliveira Filho (Presidente/orientador) José Neander Silva Abreu Suzete Nascimento Farias da Guarda Cássio dos Santos Lima (Suplente)