Associação entre síndrome seca associada ao HTLV 1 com resposta imune e carga pró-viral - Dissertação de Mestrado 2012

Introdução: O vírus linfotrópico de células T do tipo 1 (HTLV-1) infecta cerca de 20 milhões de pessoas em todo o mundo. E está associado à leucemia/linfoma de células T do adulto (ATLL), à mielopatia associada ao HTLV-1 ou paraparesia espástica tropical (HAM/TSP), à uveíte associada ao HTLV-1 (HAU) e à dermatite infecciosa (DIH). Porém a associação entre Síndrome de Sjögren e HTLV-1 ainda não está bem esclarecida, principalmente em relação aos aspectos virais e imunológicos em pacientes sem mielopatia.Objetivo: Determinar a influência de fatores imunológicos e carga proviral na Síndrome Seca (SS) associada ao HTLV-1 em indivíduos sem mielopatia.Desenho do estudo:Estudo de corte transversal com comparação de proporção entre dois grupos infectados pelo HTLV-1 com e sem diagnóstico de Síndrome Seca.Metodologia: Estudo foi realizado no ambulatório multidisciplinar de HTLV-1 do Serviço de Imunologia – Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES), entre 2009 a 2011. Foram analisados, através de um banco de dados, a carga de DNA proviral e a produção de citocinas como IFN-γ,TNF-α, IL-10 e IL-5 de indivíduos infectados pelo HTLV-1, com e sem Síndrome Seca com EDSS≤2. Resultados: De um total de 272 pacientes com EDSS≤2, 59 (21,7%) apresentavam Síndrome Seca e 213 (78,3%) sem Síndrome Seca. Sendo que a produção de TNF-α e IFN-γ foi mais elevada no grupo com SS,com valores de p=0,0003 e 0,01, respectivamente.Os níveis de IL-5 também foram mais elevados no grupo com Síndrome Seca, sendo estatísticamente significante, p<0,005. O mesmo ocorreu com a produção de IL-10, sendo mais elevada no grupo com SS, porém sem significância estatística, p>0,05. Em relação à carga proviral, foi maior no grupo sem Síndrome Seca, p<0,05.Conclusões: Em indivíduos infectados pelo HTLV-1 sem mielopatia (HAM/TSP) foi observada a existência de uma associação entre produção de citocinas inflamatórias com a ocorrência de Síndrome Seca. Entretanto não foi documentada elevação da carga proviral em indivíduos com Síndrome Seca associada ao HTLV-1.

1. HTLV-1; 2. Síndrome Seca; 3. Síndrome de Sjögren; 4. Síndrome Seca e HTLV-1; 5. Citocinas e HTLV-1
Hélio Lessa, Olívia Bacellar, Néviton Matos Castro