Caracterização Das Manifestações Clínicas, E Resposta Ao Tratamento Em Crianças Com Leishmaniose Cutânea. - Dissertação de Mestrado 2019

A leishmaniose cutânea (LC) causada por Leishmania (Viannia) braziliensis é caracterizada por uma úlcera bem limitada com bordas elevadas. A doença ocorre predominantemente em adultos jovens do sexo masculinos e existe um número limitado de estudos sobre LC na população pediátrica. O objetivo do presente estudo foi comparar a apresentação clínica e a resposta à terapia antimonial em crianças versus população adulta. Os participantes foram 571 pacientes com diagnóstico de LC acompanhados no Posto de Saúde de Corte de Pedra, Brasil, em 2016 classificados em 3 grupos: 1. Idade entre 0-12 anos: crianças (129 casos – 22,6%); 2. Idade entre 13 a 18 anos: adolescentes (83 casos – 14,6%); 3. Idade ≥ 19 anos; adultos (359 casos –62,8%). As crianças tiveram menor duração da doença, maior incidência de lesões na cabeça e menor tamanho das lesões, quando comparadas com o grupo de adultos (P <0,05). A cura foi definida pela cicatrização completa da úlcera na ausência de bordas elevadas 90 dias após o início da terapia e a falha pela presença de úlcera ativa ou uma cicatriz com bordas elevadas no dia 90. A falha terapêutica foi associada com menor faixa etária, menor duração da doença, mais de uma lesão e maior tamanho das lesões. Após análise multivariada, todas essas variáveis permaneceram significativas. Embora o risco maior de falha terapêutica por análise multivariada ter sido associada a menor idade, a taxa de cura entre crianças (43%), adolescentes (40%) e adultos (48%) foi semelhante. Em conclusão, observamos que houve um aumento significativo no número de crianças com LC em comparação com os estudos anteriores na mesma área endêmica, mas com exceção do local das lesões, a apresentação de LC bem como a resposta à terapia de antimônio foi semelhante em crianças e adultos.

Discente Autor:
1. Leishmaniose Tegumentar Americana; 2. Resposta terapêutica; 3. Crianças e adultos; 4. Manifestação clínica. 5. Antimoniato de meglumina.
Edgar Carvalho Eduardo Martins Netto Luiz Henrique Santos Guimarães Paulo Roberto Lima Machado (Suplente)