COTININA URINÁRIA COMO UM BIOMARCADOR DE EXPOSIÇÃO À FUMAÇA DE CIGARRO ENTRE INDIVÍDUOS COM ASMA EM SALVADOR-BA - Dissertação de Mestrado 2017

Introdução: O tabagismo é um fator de risco para morbimortalidade entre asmáticos. A avaliação da exposição à fumaça do cigarro pode ser realizada por meio de autorrelato, entretanto a análise de biomarcadores para exposição à nicotina, tais como a cotinina, um metabólito da nicotina, pode ser mais preciso. Objetivos: Comparar informações sobre exposição ao tabagismo por meio do autorrelato e da dosagem de cotinina urinária para verificar a proporção de indivíduos com asma que omitem seus hábitos tabagistas e determinar a especificidade e sensibilidade do método objetivo, tomando como padrão ouro o autorrelato. Métodos: Estudo transversal em que foram coletadas informações por meio de questionários e mensuração da cotinina urinária entre 2013 e 2015. A sensibilidade e especificidade da cotinina foram calculadas por meio da curva Receiver Operator (ROC). Resultados: Foram estudados 1341 pacientes, 498 com asma grave, 417 com asma leve/moderada e 426 sem asma. A média de idade em anos foi de 52,0 em asmáticos graves, 35,0 em asmáticos leve/moderada e 44,0 no grupo sem asma. A cotinina urinária apresentou altos valores de sensibilidade e especificidade (78,8% e 97,8%) e uma boa acurácia (0,894), VPP de 74,3% e VPN de 98,2%. Observou-se provável classificação equivocada do hábito tabagista entre 4,7% dos asmáticos graves e 2,2% dos asmáticos leves/moderados. Conclusões: O autorrelato identifica com facilidade fumantes, porém a medida da cotinina urinária pode ser útil no rastreamento de sujeitos que omitem o hábito tabagista, especialmente nos asmáticos graves, onde há maior ocorrência de classificações inadequdas.

1. Asma; 2. Tabagismo; 3. Cotinina
Membros Titulares: . Ana Carla Carvalho Coelho (Presidente), Professora adjunta, Doutora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. . Rosana Nunes de Abreu Franco, Doutora em Medicina pela Universidade Federal da Bahia. . Rafael Stelmach, Livre-docente, Doutor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Membros Suplentes: . Constança Margarida Sampaio Cruz, Professor-adjunto, Doutora da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. . Álvaro A. Cruz, Professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Coordenador do Núcleo de Excelência em Asma.