EPILEPSIA EM PACIENTES COM SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA: UM ESTUDO DE COORTE PROSPECTIVO - Dissertação de Mestrado 2020

Português, Brasil
Introdução: A síndrome do zika congênita (CZS) está associada à microcefalia e outras condições neurológicas em fetos e crianças. A epilepsia é uma das complicações mais frequentes da CZS, mas faltam estudos que descrevam fatores de risco para o desenvolvimento de epilepsia nessa população.
Métodos: Coorte prospectiva de pacientes com CZS, utilizando dados gestacionais, características clínicas ao nascimento e resultados da tomografia computadorizada da cabeça (RN). O diagnóstico de CZS foi confirmado por testes sorológicos ou achados clínicos típicos, excluindo outras infecções congênitas ou causas genéticas. A relação do corno frontal com o diâmetro interno máximo do crânio (índice de Evans) foi calculada na TC da cabeça para estimar o grau de dilatação ventricular. Os pacientes foram acompanhados para ocorrência de convulsões por até dois anos. A regressão multivariável de Cox foi usada para procurar preditores de epilepsia.
Resultados: Foram entrevistadas 54 mães, com idade de 25,9 ± 6,40 anos, que deram à luz 54 crianças com CZS, circunferência da cabeça 29,5 cm (28 - 31 cm). Após um seguimento médio de 32 ± 14 meses (144 pacientes-ano), 30 desenvolveram epilepsia (taxa de incidência de 20,8 casos por 100 pacientes-ano). O índice de Evans mostrou excelente discriminação para epilepsia na análise da curva ROC [área sob a curva ROC = 0,90; Intervalo de confiança de 95% (IC) = 0,79-0,99]. Após o ajuste da circunferência da cabeça, erupção cutânea durante a gravidez e peso ao nascer, o índice de Evans> 0,35 foi o principal preditor independente de epilepsia (taxa de risco = 5,89; IC95% = 1,97 - 17,66, p = 0,002).
Conclusão: O risco de epilepsia é alto entre os pacientes com CZS. O aumento do risco pode ser previsto por um simples achado inicial de neuroimagem.
Docente Orientador: 
Palavras-chave: 
Microcefalia, Epilepsia, Zika vírus, Síndrome Congênita do Zika, Índice de Evans, Infecção congênita.
Banca examinadora: 
Jamary Oliveira Filho (Presidente/orientador) Federico Costa Gustavo Balthazar Humberto de Castro Lima Filho ( Suplente)
Ano de publicação: 
2020