FREQUÊNCIA DA INSUFICIÊNCIA HEPÁTICA FULMINANTE POR ALOPÁTICOS, FITOTERÁPICOS, INSUMOS VEGETAIS E COMPLEMENTOS ALIMENTARES EM CENTROS DE TRANSPLANTE HEPÁTICO DO BRASIL - Doutorado 2021

A insuficiência hepática fulminante (IHF) é caracterizada por lesões súbitas nas células hepáticas, levando a coagulopatia e alterações como encefalopatia hepática. A IHF é a forma mais grave de manifestação da DILI ( Drug Induced Liver Injury). Em grande parte, a IHF DILI, tende a ser uma reação idiossincrática e pode ocorrer dentro de seis meses após o início do tratamento uso da medicação. Em países da América Latina, frequências de 6% e 15 % foram encontradas no Uruguai e na Argentina, respectivamente. No Brasil, pouco se conhece sobre a epidemiologia de IHF por DILI e os xenobióticos implicados. OBJETIVO: Conhecer a frequência de casos de hepatite fulminante por medicamentos alopáticos, fitoterápicos, insumos vegetais e suplementos alimentares no Brasil. MÉTODO: Estudo observacional retrospectivo multicêntrico. Foi enviado um convite por correio eletrônico para cada Centro. Para aqueles que aceitaram em participar, foi realizada uma visita in loco, para coleta de dados em prontuário dos pacientes com suspeita de IHF DILI. Foram colhidas informações sobre: dados demográficos, características clínicas, exames laboratoriais, exames de imagem durante o episódio e/ou resumo histológico, se biópsia hepática, sorologias de hepatite aguda causada por vírus ou outras doenças hepáticas sugestivas com o quadro clinico apresentado pelo paciente. Foi verificada toda a história medicamentosa, levando em consideração uso de vegetais, fitoterápicos e suplementos alimentares, RESULTADOS: Dos 60 Centros convidados, apenas 12 Centros de Transplante 15 Hepático (C.T.H.), aceitaram participar. Dos 325 indivíduos identificados com IHF, 34% eram de etiologia idiopática, DILI (27%) e HAI (18%). A reavaliação dos 89 casos de DILI, usando critérios de causalidade, revelou que em apenas 42 indivíduos poderia DILI ser confirmada como causa de IHF. A Toxicidade do paracetamol (APAP) (n = 3) ou DILI devido a ervas e dietéticas suplementos (n = 2) não foram comumente. As classes terapêuticas mais frequentes encontradas foram: os tuberculostáticos (Anti-TB) 9 (21%), os anti-inflamatórios não esteroidais (AINES) 9 (21%), e os antibióticos 7 (19%). Em relação à resolução do quadro de IHF DILI, todos foram submetidos a transplante, destes 45 % (19/42) sobreviveram mais de um ano pós transplante. CONCLUSÃO: A etiologia idiopática e DILI são as principais causas de IHF no Brasil. A IHF DILI afeta consideravelmente as mulheres, é mais frequentemente causado por Anti-TB, AINES e antimicrobianos, em menor grau, por antiepiléticos, antimetabólitos, e produtos à base de plantas. O paracetamol não é uma causa expressiva de IHF na população estudada.

Insuficiência hepática fulminante. Hepatite fulminante. Lesão Hepática Induzida por Droga, DILI.
Prof. Dr. Raymundo Paraná Ferreira Filho, Doutor em Medicina e Saúde/UFBA, Professor Titular UFBA (Presidente/Orientador); Profa. Dra. Lúcia de Araújo Costa Beisl Noblat, Doutora em Medicina e Saúde/UFBA, Professora Titular UFBA; Profa. Dra. Maria Isabel Schinoni, Doutora em Medicina e Saúde/UFBA, Professora Associada 4 UFBA; Prof. Dr. Mario Guimarães Pessoa, Doutor em Medicina/USP, Professor da Pós-graduação USP; Prof. Dr. Fernando Bessone, Doutor em Gastroenterologia e Hepatologia/Universidad Nacional de Rosario, Professor Titular Universidad Nacional de Rosario-Argentina.