LESÕES VASCULARES SILENCIOSAS E DISFUNÇÃO COGNITIVA EM PORTADORES DE CARDIOMIOPATIA CHAGÁSICA - Dissertação de Mestrado 2021

Introdução: a doença de Chagas (DC) é uma causa importante de cardiomiopatia e Acidente Vascular Cerebral (AVC) em nosso meio.  A relação entre DC e disfunção cognitiva é menos conhecida e os mecanismos dessa disfunção são desconhecidos. Objetivo: estudar a relação entre a densidade de lesões vasculares silenciosas e a disfunção cognitiva (por domínios cognitivos), em pacientes sem experiência clínica e/ou história de AVC. Pretende-se verificar se a carga de lesões vasculares é um dos mecanismos envolvidos na disfunção cognitiva em pacientes com DC. Material e Métodos: uma coorte de 500 pacientes portadores de insuficiência cardíaca (IC) pelos critérios de Framingham, separados por grupos de etiologia chagásica (casos) e outras etiologias (controles), foi acompanhada. Após análise e assinatura do TCLE, todos os pacientes participantes foram submetidos à análise cognitiva pelo Mini Exame do Estado Mental (MEEM); Bateria Breve de Triagem Cognitiva (Nitrini et al.); teste da Figura Complexa de Rey e Desenho do Relógio. São descritos neste trabalho dados completos de 274 pacientes da coorte, avaliados com os testes cognitivos e com exame de ressonância magnética do encéfalo (equipamento 1.5T GE), nas sequências FLAIR/T1 para detectar a carga de lesões vasculares (lacunares e territoriais). Análise complementar foi feita para estudar volumetrias cerebral, cerebelar e de lesão de substância branca, assim como marcadores de espectroscopia. Resultados: portadores de DC apresentaram pior desempenho na função visuoespacial (p<0,001), quando comparados ao grupo controle. Os indivíduos com DC apresentaram uma menor frequência de infartos lacunares em comparação com indivíduos sem DC (p=0,047); e uma frequência semelhante de infartos territoriais (p=0,732). Na análise volumétrica, notamos maior grau de atrofia cerebral (p=0,006) na DC em relação aos controles. Conclusões: A análise dos dados sugere que a doença de Chagas está associada a maior comprometimento cognitivo, principalmente no domínio visuoespacial. Os infartos cerebrais silenciosos não parecem ser mecanismo determinante para o déficit cognitivo em pacientes chagásicos sem história clínica de AVC, e o comprometimento cognitivo pode estar associado ao maior grau de atrofia cerebral identificado nesse grupo.

1.Doença de Chagas; 2.Infartos cerebrais; 3.Cognitivo; 4.Cardiomiopatia.
Prof. Dr Jamary Oliveira Filho (Orientador/Presidente) Doutor em Neurologia pela Universidade de São Paulo, Professor Titular de Neurociências do Instituto de Ciências da Saúde/UFBA; Profª. Drª. Gisele Sampaio Silva, Doutora em Neurologia/UNIFESP, Professora Livre-docente de Neurologia UNIFESP; Prof. Dr. Rodrigo Bazan, Doutor em Neurologia/USP Ribeirão Preto, Professor de Neurologia FMB/UNESP.