NÍVEIS ELEVADOS DE ALDOSTERONA SÉRICA EM INDIVÍDUOS COM PSORÍASE E HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA - Dissertação de Mestrado 2023.1

Introdução: Estudos epidemiológicos apontam uma frequência maior de hipertensão arterial sistêmica (HAS) e outras doenças cardiovasculares em pacientes com psoríase. O mecanismo desta associação não está plenamente esclarecido, mas é provável que envolva uma ativação do sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA). Objetivo: Comparar os níveis séricos de renina e de aldosterona entre pacientes com e sem psoríase. Método: Estudo prospectivo, de corte transversal, realizado com pacientes consecutivos oriundos do ambulatório de dermatologia de um hospital universitário. Após avaliação clínica, os pacientes foram submetidos a coleta de sangue para dosagem de renina e aldosterona; esses níveis foram comparados entre pacientes com e sem psoríase. Análises estratificadas foram analisadas em pacientes com e sem HAS. Por fim, uma análise de regressão linear múltipla foi realizada para detectar preditores independentes de níveis mais elevados de renina e aldosterona. Resultados: Foram avaliados 170 pacientes com média de idade 55 ± 13 anos, 50,6% homens, 85,9% não-brancos, 57,6% com psoríase e 44,1% com HAS. Os níveis séricos médios de renina foram semelhantes nos pacientes com e sem psoríase (26,3 ± 51,4 versus 23,9 ± 48,7 uUI/ml, respectivamente, p = 0,764). No entanto, os níveis séricos médios de aldosterona foram significativamente mais elevados nos pacientes com psoríase (25,3 ± 49,4 versus 11,7 ± 10,7 ng/dl, p = 0,009). Quando estratificamos os pacientes em quatro subgrupos: 1) psoríase e HAS, 2) psoríase, 3) HAS e 4) nenhuma (sem psoríase e sem HAS), ficou evidente que apenas os pacientes com psoríase e HAS tinham níveis de aldosterona sérica significativamente mais elevados que os pacientes dos outros subgrupos. Na análise de regressão linear, ficou evidente que havia uma interação significativa entre HAS e psoríase sobre os níveis de aldosterona. Em análise de regressão linear multivariada incluindo indivíduos hipertensos, a presença de psoríase foi independentemente associada a níveis mais elevados de aldosterona, mesmo quando ajustada para o uso de bloqueadores do SRAA. Ao excluir indivíduos hipertensos, a presença de psoríase não se associou a níveis mais elevados de aldosterona. Conclusão: Nossos dados indicam que pacientes com psoríase e HAS apresentam níveis mais elevados de aldosterona sérica. O impacto deste achado sobre a morbi-mortalidade cardiovascular em pacientes com psoríase deve ser investigado em novos estudos.

1. Psoríase; 2. Hipertensão arterial sistêmica; 3. Aldosterona; 4. Sistema renina-angiotensina-aldosterona.
Paulo Novis Rocha (Orientador/ Presidente) Adriana Lopes Latado Braga Ivonise Follador Paulo Roberto Lima Machado (Suplente)